Seguidores

Com tecnologia do Blogger.
RSS

El Clásico:

Muitas vezes existe uma feroz rivalidade entre as duas equipes  mais fortes em um campeonato nacional, e este é particularmente o caso da La Liga, onde o jogo entre Barcelona e Real Madrid é conhecido como El Clásico. Desde o início, os clubes foram vistos como representantes de duas regiões rivais na Espanha: Catalunha e Castela, assim como das duas cidades. Mais do que meramente esportiva, a rivalidade tem forte teor político, uma vez que o Barcelona proclama-se como defensor do nacionalismo catalão, não raro a nível de separatismo.
O sentimento anti-Madrid ganhou força nas ditaduras de Primo de Rivera e, especialmente, na de Francisco Franco, em que as culturas regionais foram abertamente reprimidas, o que incluía na proibição do uso de qualquer língua que não a castelhana, oficialmente considerada a língua espanhola. Simbolizando o desejo de liberdade dos catalães, o Barcelona se declarou como més que un club ("mais que um clube") para a sua região. De acordo com Manuel Vázquez Montalbán, "a melhor maneira dos catalães em demonstrar sua identidade foi apoiando o Barça. Foi menos arriscado do que reunir um movimento clandestino anti-Franco e permitiu-lhes expressar as suas dissidências". Os estádios do Barcelona tornaram-se refúgio até para conversas em catalão, além de outros protestos contra o governo.
O Real Madrid, por sua vez, passou a ser visto como a personificação do governo franquista e do centralismo opressor de seu regime ditatorial, muito por conta do "Generalíssimo" aproveitar-se do sucesso dos blancos na Europa nos anos cinquenta para uso político, uma vez que a Espanha era vista com antipatia devido ao regime fascista que a governava. Ainda assim, foi só no meio da década de 1950 que a rivalidade realmente agravou-se, em torno da contestada contratação de Alfredo di Stéfano pelo Real.~

Nova rivalidade: C.Ronaldo vs L.Messi!:







  

El Derbi Madrileño


Atlético de Madrid, antes da rivalidade com o Barcelona tornar-se a maior, foi o principal rival do Real, e a rixa mantém-se nos dias de hoje, embora amplamente a favor dos blancos. O dérbi da capital espanhola é um dos clássicos tradicionalmente ligados às camadas sociais: enquanto o Real é associado à realeza e elite madrilenha, o Atlético é visto como time da classe operária, devido à localização de seu antigo estádio, situado em um bairro operário. Todavia, tal diferença já foi ultrapassada, com ambos os clubes sendo populares entre todas as classes sociais de Madrid.
Embora a torcida do Atlético seja considerada mais fanática, o número também é desigual: quatro quintos dos madrilenhos prefere o Real Madrid, com o quinto restante declarando-se atleticano. O clássico mais importante ocorreu na Copa dos Campeões da UEFA de 1959, em que ambos encontraram-se nas semifinais. Campeão espanhol na temporada anterior, o Atlético procurava desafiar a supremacia do Real no torneio europeu, até então só vencido pelos merengues, que haviam faturado as quatro edições do torneio.

Fonte:Wikipédia

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

read comments